PORTUGUÊS 3º ANO
GRAMÁTICA/FUNCIONAMENTO
DA LÍNGUA
-
Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português.
• Distinguir sílaba tónica da átona.
• Classificar palavras quanto ao número de
sílabas (monossílabo, dissílabo, trissílabo, polissílabo)
• Classificar palavras quanto à posição da
sílaba tónica (aguda, grave, exdrúxula)
- Conhecer propriedades das
palavras.
• Identificar nomes próprios, comuns e
coletivos.
• Identificar as três conjugações verbais.
• Identificar pronomes pessoais.
• Distinguir palavras variáveis de invariáveis.
• Reconhecer/formar masculinos e femininos.
• Reconhecer/formar singular e plural.
- Compreender formas de organização do léxico.
• Identificar relações de significado entre
palavras: sinónimos e antónimos.
- Conhecer propriedades das
palavras.
•
Identificar os determinantes possessivos e os demonstrativos.
•
Identificar o quantificador numeral.
•
Identificar advérbios de negação e de afirmação.
•
Flexionar pronomes pessoais (número, género e pessoa).
•
Conjugar os verbos regulares e verbos irregulares mais frequentes (por exemplo,
dizer, estar, fazer, ir, poder, querer, ser,
ter, vir) no presente do indicativo.
•
Reconhecer palavras que pertencem à mesma família.
- Analisar e estruturar unidades sintáticas.
• Identificar os seguintes
tipos de frase: declarativa, imperativa, interrogativa e exclamativa.
• Distinguir frase
afirmativa de negativa.
• Expandir e reduzir frases,
substituindo e deslocando palavras e grupos de palavras.
- Conhecer propriedades das
palavras.
• Identificar radicais de
palavras de uso mais frequente.
• Identificar afixos de uso
mais frequente.
• Produzir novas palavras a
partir de sufixos e prefixos.
- Analisar e estruturar unidades sintáticas.
•
Identificar marcas do discurso direto no modo escrito.
MATEMÁTICA 3º ANO
SETEMBRO E OUTUBRO
Representação e interpretação
de dados e situações aleatórias
Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
Gráficos de barras
Números naturais
História da numeração
Numeração romana
Dezena e centena
Números ordinais
O valor posicional dos
algarismos
Operações com números naturais
Multiplicação – tabuada do 6
Adição
Regularidades
Sequências
NOVEMBRO
Figuras no plano e sólidos
geométricos
Propriedades e classificação
Planificação do cubo
Números naturais
Relações numéricas – ordenação
de números
Operações com números naturais
Multiplicação – tabuada do 7
Multiplicação – tabuada do 8
Multiplicação – tabuada do 9
Tempo
Unidades de tempo
DEZEMBRO
Números naturais
Relações numéricas – a dezena
do milhar
Operações com números naturais
Algoritmo da adição
Figuras no plano e sólidos
geométricos
Rectas paralelas
Ângulos
Rectas perpendiculares
Operações com números naturais
Multiplicação – tabuada do 11
apresentação e interpretação de dados e situações aleatórias
Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
JANEIRO
Operações com números naturais
Algoritmo da subtracção
Figuras no plano e sólidos
geométricos
Círculo, circunferência,
raio e diâmetro
Reflexão e simetria de
figuras
Operações com números naturais
Produto de um número por 10, 100 e 1000
Quociente de um número por 10,
100 e 1000
Representação e interpretação
de dados
Leitura e interpretação de informação apresentada em
tabelas e gráficos:
Gráfico de barras
Diagramas de Venn
FEVEREIRO
Orientação
espacial – posição e localização
Posições, direcções e movimentos
Pontos equidistantes
Posição de figuras
Representação e interpretação
de dados
Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
Operações com números naturais
A tabuada do 12
A multiplicação
MARÇO
Operações com números naturais
Divisão por quocientes
parciais
Representação e interpretação
de dados
Tabelas de frequências
Gráficos de barras
Números racionais não negativos
Fracções
Significados das fracções
A décima
A centésima
ABRIL
Números naturais
Múltiplos e divisores
de um número natural
Orientação
espacial
Ler mapas e plantas
Comprimento
Medidas de comprimento
O metro e o centímetro
Perímetro de polígonos
Números racionais não negativos
Adição e subtracção
de números decimais
MAIO
Comprimento
Desenhar quadrados a
partir de perímetros
Números racionais não negativos
Operadores inversos
Equivalência entre x 1 ; 0,1 e : 10
10
Equivalência entre x 0,1
e : 10
Equivalência entre x 0,01
e : 100
Tempo
Interpretar horários
e calendários
Áreas
Estimar áreas
Desenhar
polígonos a partir da sua área
JUNHO
Áreas - O centímetro e o decímetro quadrado
Volume - Noção
de volume
Capacidade - Capacidade
de recipientes
Massa - Noção de massa
ESTUDO DO MEIO 3º ANO
(1º período)
BLOCO 1 - À DESCOBERTA DE SI MESMO
- NATURALIDADE E NACIONALIDADE
• Distinguir freguesia, concelho,
distrito e país.
- O MEU CORPO
• Identificar
fenómenos relacionados com algumas das funções vitais: sensação de fome,
enfar-tamento, pulsação, hemorragias, falta de ar, movimentos respiratórios, …
• Descrever as
funções vitais (digestiva, respiratória, circulatória, excretora, reprodutora/sexual).
• Identificar
alguns órgãos dos aparelhos correspondentes (boca, estômago, intestinos,
coração, pulmões, genitais).
• Localizar esses
órgãos em representações do corpo humano.
- AS MINHAS REAÇÕES
E OS MEUS SENTIMENTOS
• Reconhecer situações agradáveis e
desagradáveis e diferentes possibilidades de reação (calor, frio, fome,
conforto, dor).
• Reconhecer
estados psíquicos e respetivas reações físicas (alegria/riso, tristeza/choro,
medo/tensão, …).
• Reconhecer alguns
sentimentos (amor, amizade, …) e suas manifestações (carinho, ternura, zanga,
…).
- A SAÚDE DO MEU CORPO
• Reconhecer a importância do ar puro e do Sol para a saúde.
• Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
- A SEGURANÇA DO MEU CORPO
• Conhecer algumas regras de primeiros
socorros, nomeadamente em caso de mordeduras de animais e hemorragias.
BLOCO 2 - À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
- OS MEMBROS DA MINHA FAMÍLIA
• Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, sobrinhos, …).
• Construir uma árvore genealógica simples (até à 3.ª geração – avós).
- O MEU PASSADO FAMILIAR LONGÍNQUO
• Reconhecer datas e factos
significativos da história da família e localizá-los numa linha de tempo.
• Reconhecer locais importantes para a
história da família e localizar esses locais em mapas ou plantas.
• Conhecer unidades de tempo: a década.
ESTUDO DO MEIO 3º ANO
(2º período)
BLOCO 2 - À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
- O PASSADO DO MEIO LOCAL
• Identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição
oral, …
• Conhecer factos e datas importantes para a
história local.
• Identificar vestígios
do passado local: construções; alfaias
e instrumentos antigos
e atividades
a
que estavam ligados; costumes
e tradições locais;
feriado municipal.
• Reconhecer a importância do património histórico local.
-
OS SÍMBOLOS LOCAIS E REGIONAIS
• Reconhecer os símbolos locais: bandeira e brasões
(freguesia, concelho e distrito).
• Indicar símbolos regionais: bandeiras e hinos dos
Açores e da Madeira.
-
AS CULTURAS DE OUTROS POVOS
• Identificar aspetos da cultura das minorias que eventualmente habitem na
localidade ou bairro
(costumes, língua, gastronomia,
música).
BLOCO 3 - À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
- AS
PLANTAS DO MEU AMBIENTE
• Comparar e classificar plantas segundo
alguns critérios, tais como: cor da flor, forma da folha,
folha caduca ou persistente, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis (constituição
de um herbário)…
• Realizar experiências e observar formas de reprodução das plantas.
• Reconhecer a utilidade das plantas.
-
OS ANIMAIS DO MEU AMBIENTE
• Comparar e classificar animais segundo as suas características externas e modos de vida.
• Identificar alguns fatores do ambiente que condicionam a
vida das plantas e dos animais
(água,
ar, luz, temperatura, solo).
• Realizar experiências.
• Construir cadeias alimentares simples.
- OS ASPETOS FÍSICOS DO MEIO LOCAL
• Recolher amostras de diferentes tipos de solo e identificar algumas das suas características.
• Reconhecer os constituintes do solo.
• Recolher amostras de rochas existentes no ambiente próximo: identificar algumas das suas características
(cor, textura, dureza, …).
• Reconhecer a utilidade de algumas rochas.
• Distinguir formas de relevo da região: observar diretamente e indiretamente (fotografias, ilustrações, …).
• Localizar formas de relevo em mapas.
• Distinguir meios aquáticos existentes na região e localizar em mapas.
• Reconhecer nascente, foz, margem direita e esquerda, afluentes.
-
OS ASTROS
• Reconhecer o Sol como fonte de luz e calor.
• Verificar as posições do Sol ao longo do dia (nascente, sul, poente).
• Conhecer os pontos cardeais.
• Distinguir estrelas de planetas.
ESTUDO DO MEIO 3º ANO
(3º período)
BLOCO 4 – À DESCOBERTA
DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
-
OS MESUS ITINERÁRIOS E PONTOS DE REFERÊNCIA
• Descrever itinerários não diários
(passeios, visitas de estudo, férias, …).
• Localizar os pontos de partida e de
chegada de itinerários realizados.
• Traçar os itinerários em plantas ou
mapas.
• Descrever diferentes processos de
orientação (Sol, bússola, …).
• Conhecer os pontos cardeais.
- OS DIFERENTES ESPAÇOS DA MINHA
LOCALIDADE
• Reconhecer as funções dos diferentes
espaços existentes na localidade.
• Representar esses espaços (desenhos,
pinturas, …).
• Localizar esses espaços numa planta do
bairro ou da localidade.
- AS DESLOCAÇÕES DOS ANIMAIS
• Reconhecer
que as pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho, para as férias, …).
• Reconhecer as deslocações dos animais
(andorinhas, rolas, cegonhas, …).
• Investigar as principais razões que
levam os animais a migrar.
- O COMÉRCIO LOCAL
• Contactar, observar e descrever diferentes locais de
comércio, o que vendem, onde se abastecem, como se transportam os produtos,
como se conservam os produtos alimentares, como se vendem, …
• Reconhecer as menções obrigatórias nos produtos
embalados.
- OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
• Reconhecer a importância do recibo
e/ou fatura.
• Investigar sobre a evolução dos
transportes.
• Investigar sobre a evolução das
comunicações (pessoais e sociais).
BLOCO 5 – À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
- REALIZO EXPERIÊNCIAS COM A LUZ
• Identificar fontes luminosas.
• Observar a passagem da luz através de
objetos transparentes.
• Observar a interseção da luz pelos
objetos opacos – sombras.
• Realizar jogos de luz e sombra
(sombras chinesas).
• Observar e experimentar a reflexão da
luz em superfícies polidas (espelhos, …).
- REALIZO EXPERIÊNCIAS COM ÍMANES
• Realizar jogos com ímanes.
• Observar o comportamento dos materiais
em presença de um íman.
• Magnetizar objetos metálicos.
• Construir uma bússola.
- REALIZO EXPERIÊNCIAS DE MECÂNICA
• Realizar experiências com alavancas
(quebra-nozes, tesouras, …).
• Realizar experiências e construir
balanças, baloiços, móbiles, …
• Realizar experiências com roldanas e
rodas dentadas.
• Realizar experiências com molas e
elásticos.
• Realizar experiências com pêndulos.
- MANUSEIO OBJETOS EM SITUAÇÕES
CONCRETAS
• Descrever e aplicar alguns cuidados na
utilização e conservação de alguns objetos.
• Reconhecer a importância da leitura
das instruções e/ou normas de utilização.
BLOCO 6 – À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A
NATUREZA E A SOCIEDADE
- AS ATIVIDADES ECONÓMICAS DO MEIO LOCAL
• Identificar as atividades económicas
do meio local, nomeadamente: agricultura, criação de gado, exploração
florestal, atividade piscatória, exploração mineral, indústria, turismo.
- AS CONSTRUÇÕES DO MEIO LOCAL
• Descrever as construções do meio local.
• Investigar sobre as construções de outras
regiões
ou países.
Sem comentários:
Enviar um comentário