programa 3ºano


PORTUGUÊS 3º ANO

GRAMÁTICA/FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA

- Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português.
•  Distinguir sílaba tónica da átona.
•  Classificar palavras quanto ao número de sílabas (monossílabo, dissílabo, trissílabo, polissílabo)
•  Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica (aguda, grave, exdrúxula)

- Conhecer propriedades das palavras.
•  Identificar nomes próprios, comuns e coletivos.
•  Identificar as três conjugações verbais.
•  Identificar pronomes pessoais.
•  Distinguir palavras variáveis de invariáveis.
•  Reconhecer/formar masculinos e femininos.
•  Reconhecer/formar singular e plural.                                

- Compreender formas de organização do léxico.
•  Identificar relações de significado entre palavras: sinónimos e antónimos.

- Conhecer propriedades das palavras.
• Identificar os determinantes possessivos e os demonstrativos.
• Identificar o quantificador numeral.
• Identificar advérbios de negação e de afirmação.
• Flexionar pronomes pessoais (número, género e pessoa).
• Conjugar os verbos regulares e verbos irregulares mais frequentes (por exemplo, dizer, estar, fazer, ir, poder, querer, ser, ter, vir) no presente do indicativo.
• Reconhecer palavras que pertencem à mesma família.

- Analisar e estruturar unidades sintáticas.
• Identificar os seguintes tipos de frase: declarativa, imperativa, interrogativa e exclamativa.
• Distinguir frase afirmativa de negativa.
• Expandir e reduzir frases, substituindo e deslocando palavras e grupos de palavras.

- Conhecer propriedades das palavras.
• Identificar radicais de palavras de uso mais frequente.
• Identificar afixos de uso mais frequente.
• Produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos.

- Analisar e estruturar unidades sintáticas.
• Identificar marcas do discurso direto no modo escrito.

  
MATEMÁTICA 3º ANO

SETEMBRO E OUTUBRO
Representação e interpretação de dados e situações aleatórias
      Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
      Gráficos de barras
Números naturais
      História da numeração
      Numeração romana
      Dezena e centena  
      Números ordinais
      O valor posicional dos algarismos
Operações com números naturais
      Multiplicação – tabuada do 6  
      Adição
Regularidades
      Sequências
NOVEMBRO
Figuras no  plano e sólidos geométricos
      Propriedades e classificação
      Planificação do cubo  
Números naturais
      Relações numéricas – ordenação de números
Operações com números naturais
      Multiplicação – tabuada do 7  
      Multiplicação – tabuada do 8  
      Multiplicação – tabuada do 9
Tempo
      Unidades de tempo
DEZEMBRO
Números naturais
      Relações numéricas – a dezena do milhar
Operações com números naturais
      Algoritmo da adição
Figuras no  plano e sólidos geométricos
      Rectas paralelas
      Ângulos
      Rectas perpendiculares
Operações com números naturais
      Multiplicação – tabuada do 11
apresentação e interpretação de dados e situações aleatórias
      Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos           

JANEIRO
Operações com números naturais
      Algoritmo da subtracção
Figuras no  plano e sólidos geométricos
      Círculo, circunferência, raio e diâmetro  
      Reflexão e simetria de figuras  
Operações com números naturais
      Produto de um número por 10, 100 e 1000
      Quociente de um número por 10, 100 e 1000
Representação e interpretação de dados
      Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos:
      Gráfico de barras
      Diagramas de Venn
FEVEREIRO
Orientação espacial posição e localização
      Posições, direões e movimentos  
      Pontos equidistantes  
      Posição de figuras
Representação e interpretação de dados
      Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
Operações com números naturais
      A tabuada do 12
      A multiplicação  
MARÇO
Operações com números naturais
      Divisão por quocientes parciais
Representação e interpretação de dados
      Tabelas de frequências  
      Gráficos de barras
Números racionais não negativos
      Fraões  
      Significados das fraões  
      A décima
      A centésima  
ABRIL
Números naturais
      Múltiplos e divisores de um número natural  
Orientação espacial
      Ler mapas e plantas
Comprimento
      Medidas de comprimento
      O metro e o centímetro
      Perímetro de polígonos
Números racionais não negativos
      Adição e subtracção de números decimais

MAIO
Comprimento
      Desenhar quadrados a partir de perímetros
Números racionais não negativos
      Operadores inversos
      Equivalência entre x  1 ; 0,1 e : 10
                                        10
      Equivalência entre x 0,1 e : 10

      Equivalência entre x 0,01 e : 100
Tempo
      Interpretar horários e calendários
Áreas
      Estimar áreas
      Desenhar polígonos a partir da sua área 

JUNHO
Áreas - O centímetro e o decímetro quadrado
Volume - Noção de volume  
Capacidade - Capacidade de recipientes  
Massa - Noção de massa  
  
ESTUDO DO MEIO 3º ANO (1º período)

BLOCO 1 - À DESCOBERTA DE SI MESMO

- NATURALIDADE E NACIONALIDADE
• Distinguir freguesia, concelho, distrito e país.

- O MEU CORPO
• Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais: sensação de fome, enfar-tamento, pulsação, hemorragias, falta de ar, movimentos respiratórios, …
• Descrever as funções vitais (digestiva, respiratória, circulatória, excretora, reprodutora/sexual).
• Identificar alguns órgãos dos aparelhos correspondentes (boca, estômago, intestinos, coração, pulmões, genitais).
• Localizar esses órgãos em representações do corpo humano.

- AS MINHAS REAÇÕES E OS MEUS SENTIMENTOS
Reconhecer situações agradáveis e desagradáveis e diferentes possibilidades de reação (calor, frio, fome, conforto, dor).
• Reconhecer estados psíquicos e respetivas reações físicas (alegria/riso, tristeza/choro, medo/tensão, …).
• Reconhecer alguns sentimentos (amor, amizade, …) e suas manifestações (carinho, ternura, zanga, …).

- A SAÚDE DO MEU CORPO
• Reconhecer a importância do ar puro e do Sol para a saúde.
• Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

- A SEGURANÇA DO MEU CORPO
• Conhecer algumas regras de primeiros socorros, nomeadamente em caso de mordeduras de animais e hemorragias.


BLOCO 2 - À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
- OS MEMBROS DA MINHA FAMÍLIA
• Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, sobrinhos, …).
• Construir uma árvore genealógica simples (até à 3.ª geração – avós).

- O MEU PASSADO FAMILIAR LONGÍNQUO
• Reconhecer datas e factos significativos da história da família e localizá-los numa linha de tempo.
• Reconhecer locais importantes para a história da família e localizar esses locais em mapas ou plantas.
• Conhecer unidades de tempo: a década.


ESTUDO DO MEIO 3º ANO (2º período)

BLOCO 2 - À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

- O PASSADO DO MEIO LOCAL
Identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição oral,
Conhecer factos e datas importantes para a história local.
Identificar vestígios do passado local: construções; alfaias e instrumentos antigos e atividades
   a que estavam ligados; costumes e tradições locais; feriado municipal.
Reconhecer a importância do património histórico local.

- OS SÍMBOLOS LOCAIS E REGIONAIS
Reconhecer os símbolos locais: bandeira e brasões (freguesia, concelho e distrito).
Indicar símbolos regionais: bandeiras e hinos dos Açores e da Madeira.

- AS CULTURAS DE OUTROS POVOS
Identificar aspetos da cultura das minorias que eventualmente habitem na localidade ou bairro
(costumes, língua, gastronomia, música).


BLOCO 3 - À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

- AS PLANTAS DO MEU AMBIENTE
 Comparar e classificar plantas segundo alguns critérios, tais como: cor da flor, forma  da folha, folha caduca ou persistente, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis (constituição de um herbário)…
 Realizar experiências e observar formas de reprodução das plantas.
 Reconhecer a utilidade das plantas.

- OS ANIMAIS DO MEU AMBIENTE
 Comparar e classificar animais segundo as suas características externas e modos de vida.
Identificar alguns fatores do ambiente que condicionam a vida das plantas e dos animais (água,
ar, luz, temperatura, solo).
 Realizar experiências.
 Construir cadeias alimentares simples.

- OS ASPETOS FÍSICOS DO MEIO LOCAL
 Recolher amostras de diferentes tipos de solo e identificar algumas das suas características.
Reconhecer os constituintes do solo.
Recolher amostras de rochas existentes no ambiente próximo: identificar algumas das suas características
(cor, textura, dureza, …).
 Reconhecer a utilidade de algumas rochas.
Distinguir formas de relevo da região: observar diretamente e indiretamente (fotografias, ilustrações, …).
Localizar formas de relevo em mapas.
Distinguir meios aquáticos existentes na região e localizar em mapas.
 Reconhecer nascente, foz, margem direita e esquerda, afluentes.

- OS ASTROS
 Reconhecer o Sol como fonte de luz e calor.
       Verificar as posições do Sol ao longo do dia (nascente, sul, poente).
Conhecer os pontos cardeais.
Distinguir estrelas de planetas.



ESTUDO DO MEIO 3º ANO (3º período)

BLOCO 4 – À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

- OS MESUS ITINERÁRIOS E PONTOS DE REFERÊNCIA
• Descrever itinerários não diários (passeios, visitas de estudo, férias, …).
• Localizar os pontos de partida e de chegada de itinerários realizados.
• Traçar os itinerários em plantas ou mapas.
• Descrever diferentes processos de orientação (Sol, bússola, …).
• Conhecer os pontos cardeais.

- OS DIFERENTES ESPAÇOS DA MINHA LOCALIDADE
• Reconhecer as funções dos diferentes espaços existentes na localidade.
• Representar esses espaços (desenhos, pinturas, …).
• Localizar esses espaços numa planta do bairro ou da localidade.

- AS DESLOCAÇÕES DOS ANIMAIS
Reconhecer que as pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho, para as férias, …).
• Reconhecer as deslocações dos animais (andorinhas, rolas, cegonhas, …).
• Investigar as principais razões que levam os animais a migrar.

- O COMÉRCIO LOCAL
• Contactar, observar e descrever diferentes locais de comércio, o que vendem, onde se abastecem, como se transportam os produtos, como se conservam os produtos alimentares, como se vendem, …
• Reconhecer as menções obrigatórias nos produtos embalados.

- OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
• Reconhecer a importância do recibo e/ou fatura.
• Investigar sobre a evolução dos transportes.
• Investigar sobre a evolução das comunicações (pessoais e sociais).

BLOCO 5 – À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

- REALIZO EXPERIÊNCIAS COM A LUZ
• Identificar fontes luminosas.
• Observar a passagem da luz através de objetos transparentes.
• Observar a interseção da luz pelos objetos opacos – sombras.
• Realizar jogos de luz e sombra (sombras chinesas).
• Observar e experimentar a reflexão da luz em superfícies polidas (espelhos, …).

- REALIZO EXPERIÊNCIAS COM ÍMANES
• Realizar jogos com ímanes.
• Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman.
• Magnetizar objetos metálicos.
• Construir uma bússola.

- REALIZO EXPERIÊNCIAS DE MECÂNICA
• Realizar experiências com alavancas (quebra-nozes, tesouras, …).
• Realizar experiências e construir balanças, baloiços, móbiles, …
• Realizar experiências com roldanas e rodas dentadas.
• Realizar experiências com molas e elásticos.
• Realizar experiências com pêndulos.

- MANUSEIO OBJETOS EM SITUAÇÕES CONCRETAS
• Descrever e aplicar alguns cuidados na utilização e conservação de alguns objetos.
• Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.

BLOCO 6 – À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE

- AS ATIVIDADES ECONÓMICAS DO MEIO LOCAL
• Identificar as atividades económicas do meio local, nomeadamente: agricultura, criação de gado, exploração florestal, atividade piscatória, exploração mineral, indústria, turismo.

- AS CONSTRUÇÕES DO MEIO LOCAL
• Descrever as construções do meio local.
• Investigar sobre as construções de outras
regiões ou países.

Sem comentários:

Enviar um comentário